Já chegou 2010, e sinto que tenho, obrigatoriamente, que chamar de volta alguma inspiração para voltar a cuidar do meu cantinho que tem andado tão abandonado nos últimos tempos. O mês de Dezembro foi caótico a todos os níveis e deixou-me sem tempo para fazer fosse o que fosse que não constasse das necessidade básicas. Aliás, penso que mais umas 2 semanas no ritmo das primeiras 3 de Dezembro, e por esta hora estava obesa e no departamento psiquiátrico! Felizmente o rescaldo não foi assim tão mau: 2 kg a mais parece-me uma bênção tendo em conta todas as maldades que fiz ao meu organismo! E também não necessitei de cuidados psiquiátricos.
E a verdade é que o final de 2009 foi arrebatador, bem como o inicio de 2010. Fiz a minha primeira viagem sozinha, de mochila às costas. E certamente que, no que depender de mim, será a primeira de muitas. Grécia foi o destino, não as ilhas, porque lá também é Inverno :), mas a península de Peloponeso. Tinha o Sexta-feira (nome que atribuí ao meu companheiro de 4 rodas, inspirada pelo Robinson Crusoè), e fizemos muitos, muito quilómetros juntos, por estradas movimentas e caminhos completamente desertos, perdi-me várias vezes, desesperei outras tantas com os caracteres gregos totalmente imperceptíveis, mas tudo se resolveu sempre e de forma rápida. A península é lindíssima, da costa ao interior, e pude perceber que os gregos são de facto muito parecidos connosco, especialmente a nível físico. Em termos de cultura, salvo a questão da sesta, do tabaco em todos os sítios e a todas as horas, e das esplanadas cheias de gente a partir das 6h da tarde, a coisa também não me pareceu diferir muito. Relativamente a Atenas, e exceptuando todos os monumentos de passagem obrigatória quando lá se aterra, é provavelmente a cidade mais feia que já vi. Mas não me posso queixar do dia que lá passei, porque foi até bastante bom :)
E viajar assim, numa altura de balanços como é o fim do ano, é fantástico. É como poder avaliar a nossa vida de fora, e isso dá-nos um descernimento fantástico para ver coisas que cá, dentro da própria vida, não conseguimos.
New year resolutions foram muitas e das boas, mas o melhor é mesmo o optimismo com que entrei neste redondo 2010. Hoje estou de cama, doente, mas nem isso abala a minha decisão de tornar este ano muito melhor do que o que passou!
καλή πρωτοχρονιά!